1.0. INTRODUÇÃO
Através da percepção de que nós, seres humanos, somos constituídos de energia, podemos compreender melhor novos conceitos de saúde e doença.
Para tanto, devemos nos basear no fato de que o arranjo molecular do nosso corpo físico é, na verdade, uma complexa rede de campos de energia entrelaçados (Delboni, 1988).
A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele e articulações que pode se manifestar logo após o nascimento ou tardiamente no idoso, mas o mais comum é o início entre a 2ª e a 4ª décadas da vida (ABD, 2006). Possui elevada predileção pelo couro cabeludo e pelas superfícies de extensão de joelhos e cotovelos, mas qualquer área cutânea pode ser sede de lesões (Proença e Maia, 1995). Acomete igualmente homens e mulheres, sendo das dermatoses mais freqüentes na prática clínica. No Brasil não existem estudos sobre a sua prevalência (ABD, 2006).
É considerada como parte de um grupo de dermatoses em que o prognóstico, a evolução, os tipos de cuidados requeridos e a visibilidade da condição constituem fatores que afetam o comportamento do paciente e de seus familiares (Gon e cols., 2005)
O estado emocional dos pacientes com psoríase é um desafio para clínicos e especialistas, porque este estado reflete diretamente na evolução das lesões e na capacidade do paciente lidar positivamente com a doença e o tratamento.
Os Florais constituem um método alternativo de tratamento usado largamente na terapêutica de várias patologias em muitos países do mundo. São considerados como instrumentos de cura suaves, sutis, profundos, vibracionais, com uso reconhecido em mais de 50 países e aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1956 (Mantle, 1997). Embora o mecanismo de ação dos Florais ainda não tenha sido elucidado, eles vêm sendo indicados para o tratamento de várias doenças, como as neuropsiquiátricas com resultados positivos (Souza, 2006; Duarte Zamora, 2006).
Dr. Bach, médico alopata, depois homeopata especializado na pesquisa em bacteriologia no Hospital Homeopático de Londres, um dos maiores nomes da medicina Floral, concluiu que a origem de qualquer doença deve ser investigada no âmbito das manifestações emocionais prévias. Estes desvios emocionais são provavelmente o alvo de atuação dos florais (Souza, 2006 apud Leary, 1999).
EXEMPLO DE ALGUNS FLORAIS QUE AUXILAM NO TRATAMENTO:
Fórmula 1 - Para o aborrecimento ocasionado pela doença:
· Sistema Bach: Crab Apple + Oak;
Fórmula 2 - Para o desbloqueio do 4º Chacra:
· Sistema Bach: Agrimony + Centaury + Holly + Walnut + Wild Rose + Mustard + Willow;
Fórmula 3 - Para a auto-rejeição:
· Sistema Bach: Centaury + Pine + Rock Water + Crab Apple;
Fórmula 4 – Para trabalhar a auto-estima em relação ao corpo:
· Sistema Bach: Crab Apple + Holly;
Fórmula para a administração tópica:
Para o uso direto sobre as manchas e/ou lesões existem algumas fórmulas comerciais prontas o Rescue Remedy Cream(Clematis,Cherry Plum, Impatiens, Rock Rose e Star of Bethlehem) do sistema floral de Bach que ajuda a suavizar e recuperar a pele em casos de difícil cicatrização e escoriações.
Sem comentários:
Enviar um comentário