quarta-feira, novembro 04, 2009

FLORAIS E FIBROMIALGIA

Portadores da síndrome se beneficiam com o uso de terapias complementares que ajudam a diminuir o estresse.


Quando se fala em fibromialgia, a primeira coisa que vem a cabeça são os sintomas: dores pelo corpo, muitas vezes acompanhadas de fadiga crônica. Por outro lado, ainda não estão esclarecidos quais os mecanismos ou a causa que provocam essa síndrome.


1. Existem exames para o diagnóstico da fibromialgia?
Não existem exames laboratoriais para o diagnóstico da fibromialgia. O diagnóstico é clínico, quando se identifica os diferentes pontos de dor e a presença de quadros de depressão e ansiedade. Se a pessoa tiver problemas para dormir, mais um ponto a favor do diagnóstico positivo. Dormir pouco ou dormir mal ajuda a desenvolver o quadro de fibromialgia em momentos de grande estresse.



2. Quais os fatores físicos e emocionais que causam a doença?
Do ponto de vista clínico, não se sabe o que causa a síndrome da fibromialgia, mas o que se observa é que, normalmente, as pessoas que apresentam as dores estão passando ou passaram por um grande estresse ou trauma. Essa é uma questão tão marcante, que a maioria dos tratamentos tradicionais são feitos com antidepressivos.


3. Como os florais atuam no tratamento dessa síndrome? Quais são?
Há algum tempo, uma pesquisa revelou que quando uma pessoa passa por uma situação de rejeição profunda, a rejeição aciona no cérebro os mesmos dispositivos da dor. Florais são essências vibracionais e que atuam por freqüência no universo mental-emocional do indivíduo, buscando equilíbrio. No sistema das Essências Florais a composição fundamental para o tratamento da fibromialgia combina florais que focam os seguintes temas: rejeição , depressão , desestrutura interna , tensão muscular, medo , liberação de meridianos de energia, desapego/perdão,responsabilizar-se pela própria vida , para que o indivíduo não se perca em vitimismos e aprender com a dor . É preciso trabalhar um deixar ir, com consciência e poder pessoal.


4. Qual o tempo mínimo de uso dos florais nesse caso?
Ninguém desenvolve um quadro de fibromialgia por razões pequenas. Essa é uma síndrome que está relacionada a algo profundo e intenso no indivíduo, uma dor imensa na psique que transbordou para o corpo físico. Neste caso, eu recomendo que o floral seja usado por no mínimo seis meses.


5. O uso dos florais na fibromialgia pode ser associado a outros tratamentos?
Certamente. É interessante unir tratamentos como massagem, acupuntura e reiki, terapias complementares que buscam mais relaxamento e equilíbrio, além de terapia com um psicólogo. Nada impede que o floral seja usado juntamente com remédios alopatas, como os antidepressivos. É fundamental que o indivíduo comece a compreender essa dor e aprenda com ela. Olhar para as raízes da dor é olhar para si mesmo, e isso faz grande diferença em seu processo de cura da fibromialgia, ou pelo menos, diminuição das dores.





UM ABRAÇO FRATERNO!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
pelo IOR, 72 anos de idade com 40 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido vários portadores de FIBROMIALGIA, (DORES NO CORPO COM MUITA INTENSIDADE). Aplicando as técnicas de REFLEXOLOGIA, obtenho ótimo resultados; oferecendo assim uma excelente qualidade de vida aos clientes.
Confira no meu Site: www.djalma.com.br
São Paulo SP ( Metrô Santana) BRASIL.

Anónimo disse...

OBG PELA SUA POSTAGEM.
PARABÉNS PELO LINDO TRAB.