segunda-feira, novembro 23, 2009

Cromoterapia para equilíbrio dos Chakras


Em 1665, Isaac Newton observou a projeção da luz solar em um prisma e descobriu a presença de vários feixes de luz colorida, as sete cores básicas, o que ele chamou de "Espectro da Luz".

Esta decomposição da luz se dá porque cada cor possui um índice de refração diferente, produzindo efeitos diferentes.

Girando rapidamente o prisma, Newton percebeu a sensação de luz branca, notando que esta é, portanto, composta da reunião de todas as demais.

Como toda vibração é uma onda e a onda é uma vibração que se propaga, existe um número infinito de ondas vibrando o tempo todo à nossa volta, vindo de várias fontes, se cruzando, porém não se misturando, e mantendo suas características próprias.
Estas características produzem não só efeitos visuais diferentes, como também efeitos físicos, específicos para cada nuance.

A utilização de cores em nosso corpo, altera ou mantém as vibrações de cada região, numa frequência que resulta em harmonia natural e saúde.
Cada parte de nosso corpo, assim como cada doença ou desequilíbrio tem uma frequência específica de vibração, provocada por uma pressão química, térmica ou mecânica.
Aplicando-se a frequência de luz correta, faz-se com que o órgão ou o sistema em desarmonia retorne à sua frequência natural.
É a energia, resultante da projeção da cor correspondente, que faz com que este processo se realize.

A Cromoterapia não atua somente no corpo físico mas também constrói uma conexão entre o corpo mais denso e os mais sutis e os níveis superiores de consciência e crescimento espiritual.
A cor é uma ponte entre nosso interior e nosso exterior. As alterações de frequência causadas pelas emoções ou pensamentos, por exemplo, podem ser identificadas em modificações das cores de nossa aura (através da Foto Kirlian é possível se verificar estas alterações).

Nosso corpo é também como um cristal, que recebe a luz do Sol e reflete as sete cores do arco-íris de volta ao Universo através dos chakras.
A glândula pituitária é um prisma que quebra a luz (energia), refletindo-a e distribuindo-a a todo o corpo pelos chakras.

Os chakras são centros de energia gerados nas glândulas endócrinas e centros nervosos em nosso corpo. A palavra chakra vem do Sânscrito e significa "roda giratória" ou "vórtex de energia". Estes vórtexes espiralados de energia vital consistem de duas correntes elétricas. As energias tomam direção ascendente em nosso corpo, cruzando os chakras e fluem de cada um deles pelo corpo, retornando a eles através dos caminhos dos meridianos de acupuntura.

A nível físico, cada chakra está ligado: a um centro nervoso, a um dos sete sentidos e a uma das sete glândulas endócrinas. As sete cores e as sete notas musicais também vibram com os chakras.

Este corpo de luz etérica é como um mapa eletrônico que circunda nosso corpo físico. Sua função é receber e transmitir energia e informação diretamente a vários centros de energia em nosso corpo, que então irão ativar o fluxo energético através dos meridianos, de forma a estimular cada órgão e estrutura no corpo. Esta é a razão pela qual qualquer estado de adoecimento físico que estejamos sofrendo é refletido e visível em nosso campo aurico.

Exercício para equilíbrio dos chakras:

Visualização criativa: A visualização é um processo simples e natural que realizamos todos os dias. A visualização criativa é a arte de criar imagens mentais com o intuito de trazer vibrações positivas ao nosso corpo e à nossa mente, sejam elas através de cores, situações de sucesso, pensamentos de cura ou outras imagens. O cérebro reproduz imagens, não palavras, assim sendo, a visualização é uma técnica poderosa de aprendizado e mudança.
Criando uma imagem mental podemos movimentar a energia, pois os pensamentos influenciam diretamente as funções vitais, auxiliando nos processos de cura. Utilizando as cores, podemos direcionar vibrações de energia para nossos chakras e centros nervosos ou diretamente a uma parte do corpo que esteja necessitando de equilíbrio.

Para fazer este exercício, procure um lugar tranquilo, arejado, silencioso e deite-se de costas, procurando acalmar seus pensamentos, respirar lenta e pausadamente e relaxar cada uma das partes de seu corpo, desde os pés até a cabeça.
Faça isso calmamente, sem pressa. Inicie a visualização somente quando sentir que sua mente e seu corpo estão completamente relaxados. Se quizer, pode utilizar uma música bem suave.
Neste momento, imagine um raio de luz penetrando em seu corpo, pelo chakra que deseja harmonizar ou diretamente no órgão que necessita de equilíbrio.
A cor do raio de luz pode ser escolhida de acordo com a cor do chakra ou através de sua intuição. Sinta o raio de luz se acumulando no local a ser tratado, envolvendo todo o local e em seguida fluindo por todo o seu corpo, equilibrando todas as suas energias. Você pode imaginar outros raios de luz penetrando nos outros chakras ou órgãos que achar que necessitam de mais atenção.
Permaneça durante algum tempo sentindo estas energias circulando por todo o seu corpo.
Você pode ficar o tempo que achar necessário nesta visualização. Quando terminar, não levante imediatamente. Comece a sentir cada parte de seu corpo novamente, bem lentamente, da cabeça até os pés, abra os olhos, respire fundo, e retorne às suas atividades.

Chakra Básico: Sua cor é o vermelho e atua nos órgãos do sistema urinário e reprodutor e nas glândulas sexuais. Através deste chakra é possível também tratar doenças do sangue, fígado, bexiga, inflamações e hemorragias, entre outras. É afetado principalmente pelos sentimentos de insegurança, submissão e medo.

Chakra Esplênico: Sua cor é o laranja e atua nos rins, baço/pâncreas, fígado e glândulas supra-renais. Através deste chakra pode-se também tratar doenças da bexiga, distúrbios menstruais, febre, diarréia e diabetes. É afetado principalmente pelos sentimentos de medo, preocupação e raiva.

Chakra Solar: Sua cor é o amarelo e atua nos órgãos do sistema digestório, no sistema nervoso e simpático. Pode-se também tratar, por exemplo, doenças ligadas aos ossos e dores de cabeça. É afetado principalmente pelos sentimentos de medo e preocupação.

Chakra Cardíaco: Sua cor é o verde e atua nos órgãos e estruturas do sistema circulatório, como o coração, os nervos e os vasos sanguíneos. Está associado também ao timo e ao sistema imunológico. É afetado principalmente pelos sentimentos de euforia, egoísmo e pouca auto-estima.

Chakra Laríngeo: Sua cor é o azul e atua no sistema respiratório, cordas vocais e glândulas tireóide e paratireóide. Está associado à expressão verbal e realização pessoal e profissional. É afetado por sentimentos de tristeza, insatisfação e indecisão.

Chakra Frontal: Sua cor é o índigo e atua nos olhos, ouvido, nariz, sistema nervoso parassimpático e glândula pituitária. Está associado às idéias, intuição e inspiração. É afetado por sentimentos de desinteresse pela vida, obsessão e confusão mental.

Chakra Coronário: Sua cor é o violeta e atua no córtex cerebral e glândula pineal. Está associado à espiritualidade e à harmonia mental, física e espiritual. É afetado pelos sentimentos negativos em geral.

O que é uma fórmula de Florais?


Uma fórmula de florais ou "bouquet" é um conjunto de essências reunidas em um mesmo frasco.

Esta fórmula é preparada a partir do que chamamos de "stock" (foto) de cada uma das essências, que é a essência em uma forma mais concentrada.

Esta forma mais concentrada é derivada da "Essência Mãe", preparada em Mount Vernon (Inglaterra), no The Edward Bach Centre.


No preparo da fórmula, as essências podem ser diluídas somente em água mineral ou em algum conservante, normalmente Brandy, ou mesmo vinagre de maçã. Sua ação não é alterada pelo uso ou não de conservantes, servindo estes, apenas, para uma maior durabilidade do produto. A não inclusão do Brandy se aplica a crianças ou pessoas que, por qualquer motivo, não possam ingerir álcool.

Qual o papel do Terapeuta Floral?

O trabalho do Terapeuta não é apenas o de indicar Florais. Ele irá, através de entrevista, analisar os estados emocionais que mais necessitam de harmonização e os aspectos da personalidade a serem tratados, de forma a restabelecer a saúde emocional.

A terapia é um espaço para que a individualidade de quem a busca possa emergir. O terapeuta não indica o comportamento a ser seguido, não dá conselhos ou dita regras.
Ele avalia o estado emocional do indivíduo, utilizando os recursos e técnicas de que dispõe e conduz a pessoa que o procura à descoberta de suas próprias escolhas.

É necessário, portanto, que o terapeuta, não só, conheça profundamente as características de cada Floral, mas que também, tenha um bom auto-conhecimento, para que possa atuar em benefício do paciente.

sexta-feira, novembro 20, 2009

RESCUE


Visualização de detalhes Florais de Bach - Rescue Remedy
Indicado para situações de emergência, o Rescue Remedy, é composto por 5 essências: Impatiens, Star of Bethlehem, Cherry Plum, Rock Rose e Clematis.

O Rescue é a 'essência do resgate', para ser usada em situações de emergência. A combinação ajuda a enfrentar o momento com uma atitude mental mais equilibrada. Para amenizar aflições, o Rescue alivia, acalma e estabiliza as emoções.

As indicações básicas do Rescue Remedy são :

* Choque, alarme, pavor

* Notícias tristes

* Problemas graves na família

*Perder pessoa querida

* Receio, confusão ou medo inexplicável

*Ataques de pânico

*Casos de sofrimento antecipado (antes de exames, entrevistas, dentista, cirurgia, etc.)

* Profundo desânimo e incapacidade de reagir

*Angústia e frustração

*Pode ser também usado no pós acontecimento agudo, como por exemplo no pós-operatório, etc..

Será que eu estou criando minha felicidade???

Tudo que acontece na nossa vida é um reflexo de nossos pensamentos atos e palavras. Quando acontecer algo que te deixe irado, pare e pense:
-O que será que eu criei dentro de mim que foi p o astral e me devolveu dessa maneira?
-O que será que eu pensei, acreditei, falei, que o universo me mandou de volta dessa forma?
Eu estou vivendo com sabedoria?Eu estou emitindo amor?Eu estou emanando compreensão?Eu estou sendo tolerante?Eu estou sendo uma pessoa que procura entender as outras pessoas ou eu só estou querendo que o mundo me entenda?
Eu estou pagando o mal com o mal?Eu estou exercitando o perdão?Eu estou sendo uma pessoa comedida nas minhas palavras?
Se vc tiver absoluta certeza que vc está fazendo o possível p viver conectado com o universo e mesmo assim ainda existem coisas que te acontecem e te deixam irado(a), isso ainda é fruto de velhos padrões mentais , ou seja , isso ainda é resquicio da velha pessoa que vc era, então não dê importância.Logo passará.
O mal só se estabiliza se ele encontra platéia p aplaudi-lo.
Suponhamos que uma pessoa entra na sua casa e tenta de todas as formas de desestabilizar te provocando, isso acontece muito em pessoas que estão em reformulação de vida, então essa pessoa te provoca até o seu limite.
Se vc der coro ou entrar na energia da pessoa, vc ficará mal, pois vc irá revidar e discutir e brigar.
Use de estratégia, ignore.Não dê ouvidos, finja que não tem ninguém na sua frente.
Diga p vc mesmo:
-Nada tem poder sobre mim a não ser aquilo que eu der, dessa forma, eu só dou ouvidos p o bem. Só o bem me domina, eu continuo e continuarei feliz. A felicidade me pertence!
A alegria me pertence.O equilibrio me pertence.A paz me pertence.A serenidade me pertence.
Eu só dou importância ao que for bom.Eu só vejo o que for bom.Eu só escuto o que for bom p mim.Eu só acredito no que for bom p o meu bem estar.Somente o que é bom me domina

A SABEDORIA QUE PROCURO ESTÁ DENTRO DE MIM

Pelo menos uma vez ao dia eu me sento em silêncio e mergulho dentro de mim para me ligar com a sabedoria e o conhecimento que habitam em mim. Basta um instante e entro em contacto com elas. Todas as respostas a todas as perguntas que farei em minha vida estão em mim, esperando que eu vá procurá-las. Meditar é uma alegria. Eu apenas sento, inspiro e expiro profundamente, relaxo meus músculos e logo estou no centro de paz que existe dentro de mim. Passados alguns instantes, volto ao momento presente refrescado, renovado e pronto para retomar a vida. Para mim, cada dia é uma nova e alegre experiência, porque escolho ouvir minha própria sabedoria. Ela vem da essência do que existe por trás da estrutura de tempo, espaço e mudança. Quando medito, ligo-me com a parte profunda e imutável de mim, que é energia, luz e a resposta que já chegou.

Louise Ray

A vida profissional também pode ser beneficiada e maximizada com o uso dos Florais de Bach.


Criada para ser uma terapia que ajudasse a restabelecer e manter a saúde, através da resolução dos defeitos da personalidade, os florais têm sido usados para maximizar os nossos potenciais e recursos interiores. Isso se reflete beneficamente em nossa vida familiar, social, amorosa, espiritual etc.


A vida profissional também pode ser beneficiada e maximizada com o uso dos Florais de Bach.
O objetivo deste artigo é ajudá-lo a entender como os Florais de Bach podem aumentar a sua produtividade profissional.

Todo floral pode ajudá-lo a aumentar sua produtividade. O que determina o sucesso é a escolha do floral correto. Isso só pode ser feito através de uma avaliação detalhada da sua situação de vida atual, o que é mais bem executado com a ajuda de um terapeuta floral experiente. Para cada pessoa e para cada situação, um floral diferente se faz necessário. A lista que apresento aqui é apenas uma amostra de alguns florais úteis para situações específicas e está longe de ser completa. Assim, dos 38 Florais de Bach, escolhi alguns exemplos.


Clematis – O que estou fazendo mesmo?!

Útil para os períodos em que vivemos distraídos, imersos em nossos próprios sonhos, desligados do que acontece ao redor. Nesta situação, torna-se difícil se concentrar nos projetos e tarefas que precisamos cumprir no trabalho, executá-los com destreza e cumprir prazos.

Clematis coloca seus pés no chão.

Este floral desenvolve a atenção e o interesse pelo que acontece fora do seu mundinho interior. Aumenta o envolvimento com seus projetos e isso auxilia no seu planejamento, execução e finalização. E, como tudo que fazemos com envolvimento, o seu trabalho começa a apresentar mais qualidade.


Chestnut Bud – O mesmo erro de novo, não!

Não há nada mais frustrante do que cometer o mesmo erro duas, três... dez vezes. Isso não apenas frustra o profissional, como decepciona o seu chefe, que pode decidir demiti-lo.

Quando não conseguimos aprender com a experiência passada, Chestnut Bud é o floral indicado.

Ele ajuda a aprendermos com os erros do passado e integrar suas lições em nosso repertório profissional.

Você pode até vir a cometer outros erros. Mas pelo menos serão novos erros e, portanto, novos aprendizados.


Holly – Eu mato aquele FDP!

Conflito no trabalho é uma coisa corriqueira. Estamos sempre em contato com pessoas que podem pensar e agir diferentemente do que acreditamos ser melhor, correto ou mesmo ético. Aprender a lidar com estes conflitos é uma necessidade de qualquer profissional. A lição mais importante neste caso é não tornar pessoal um conflito profissional.

Pois quando isso acontece significativa parte da nossa energia deixa de ser direcionada para o trabalho e passa a ser direcionada a nutrir raiva por colegas de trabalho, fornecedores, chefes etc.

Holly o ensinará a não ser dominado pela raiva e pelo ódio por colegas de trabalho que conflitam com você.

Em paz, trabalha-se mais focado e com mais tranqüilidade. Resultados são alcançados com mais eficiência e qualidade.


Elm – Eu não vou agüentar...

Há momentos em que sofremos uma sobrecarga de trabalho e parece que não vamos dar conta. Sentimos que isso está além das nossas forças, da nossa competência, da nossa experiência... Isso causa estresse, angústia e pode prejudicar a realização de tantas tarefas simultâneas. A própria sensação de que não vamos dar conta faz com que realmente não consigamos.

Quando a sobrecarga de trabalho nos faz sentir que não vamos dar conta, Elm mostra que, sim, podemos executar nossas tarefas.

Elm ajuda a desenvolvermos outra visão do acúmulo de trabalho. Primeiro, “tira o peso das costas” e alivia o estresse. Ao nos sentirmos mais leves e tranqüilos, conseguimos ter outra perspectiva de todas as nossas tarefas e funções, sabendo melhor priorizá-las e planejá-las para termos sucesso.


Cerato – Será que esta é mesmo a melhor decisão?

Somos cotidianamente instados a tomar decisões, algumas simples, outras complexas, difíceis e cruciais. Uma decisão errada pode por todo um projeto a perder e prejudicar o trabalho de uma equipe inteira. Às vezes, é difícil confiar em nossas decisões quando elas são dessa forma difíceis. Mesmo confiar em decisões mais simples pode ser complicado, se não sentimos que temos a experiência ou o treinamento necessários. Ficamos então sempre perguntando aos nossos colegas de trabalho e superiores o que eles acham, para avaliarmos se a decisão está correta. Porém há momentos em que temos que simplesmente tomar uma decisão rapidamente e agir.

Cerato o torna confiante em seu próprio julgamento e experiência para tomar sozinho as decisões de que é capaz.

Isso torna o processo de tomada de decisões mais rápido e acertado. Confiar em suas próprias opiniões é essencial para ser um profissional eficiente e respeitado. E mesmo que tenha que eventualmente pedir a opinião de terceiros, saber ouvir a sua “voz interior” fará com que possa avaliar melhor o peso de cada opinião ouvida e a sua própria. Isso evitará que você, embora sabendo qual é a melhor decisão, opte por outra simplesmente porque deu mais valor ao pensamento de outra pessoa.


White Chestnut – Não consigo deixar de pensar nisso...

Já viveu aquele momento em que procura se concentrar em uma tarefa, mas um pensamento que nada tem a ver com ela não sai da sua cabeça? Pois é, eu também. E, como eu, você sabe o quanto isso prejudica o andamento do trabalho. Tentamos fazer um orçamento, mas pensamos repetidamente naquele relatório que não ficou como queríamos. Ou na briga que tivemos em casa. Ou na mulher que chamamos para sair no fim-de-semana. Enfim, deixamos pensamos aleatórios invadir a nossa mente em ocasiões que precisamos estar 100% focados no trabalho.

Para clarear a mente e não deixá-la ser dominada por pensamentos repetitivos que impedem a concentração e a tranqüilidade mental, White Chestnut é o floral mais indicado.

Com este floral, conseguimos ter a mente mais estável. A cada momento, focamos naquilo que realmente importa. Assuntos que devem ser tratados em outras ocasiões não tomam conta dos nossos pensamentos quando não é apropriado e nossa concentração aumenta espantosamente.


Impatiens – Quando raios este negócio vai terminar?

Nem sempre as coisas acontecem com a rapidez que desejamos. Processos podem levar mais tempo, colegas podem ser mais lentos do que achamos razoável ou simplesmente não estamos dispostos a esperar o tempo de maturação de um projeto. E isso irrita. Ficamos impacientes, nervosos, às vezes com os nervos à flor da pele. Esta impaciência de nada adianta, mas não conseguimos nos livrar dela. Isso é percebido pelos nossos colegas de trabalho e pode atrapalhar nosso relacionamento com eles, tornando-os menos dispostos a colaborar conosco. No final, todos são prejudicados.

Impatiens ensina a lidarmos com mais calma com prazos longos, ritmos mais lentos do que os nossos e não perdermos a paciência e o bom humor com isso.

A ansiedade diminui. A paciência e o bom humor aumentam. Alimentamos um estado de humor positivo, que aumenta a apreciação pelo trabalho, melhorar a relação com a equipe e gera resultados mais consistentes. Eu valorizo isso. E você?


Hornbeam – Ai, que preguiiiiça...

Segunda-feira. Você acorda, mas não desperta. Sabe que não está mais dormindo, mas o corpo não responde e continua imóvel. Você decide levantar, mas só rola para o outro lado. Coloca o despertador para tocar dali a 5 minutos. E depois mais 5. E mais 5... Você se força a sair da cama. Vai se arrastando tomar uma ducha. Aos poucos, percebe que não é bem cansaço físico que está sentindo. É a sua disposição de sair de casa e enfrentar mais uma semana de trabalho que está baixa. Seu cansaço é mental e ele lhe acompanha o dia inteiro, talvez a semana inteira, ou mesmo o mês.

Quando sentimos cansaço devido à rotina, ao desinteresse por tarefas cotidianas ou simplesmente por que precisamos daquelas férias que não chegam nunca, Hornbeam te dá a energia extra de que você precisa.

“O que precisa ser feito, vou fazer agora.” Essa é a mentalidade que este floral ajuda a desenvolver. A disposição para lidar com as tarefas cotidianas é aumentada e a energia que se usa para estas tarefas é melhor aproveitada. É o fim da enrolação. Aos poucos, a lista sua lista de to-dos diminui drasticamente. Seu chefe agradece.


Gentian – Oh, céus, oh, vida...

Vamos encarar os fatos: não é sempre que nossos projetos seguem como gostaríamos. Imprevistos acontecem, obstáculos se interpõem, planejamentos são alterados no último segundo... Aí é comum nos desanimarmos a cada dificuldade e perdermos o tesão pelo que estamos fazendo. Como podemos executar um bom trabalho nos sentindo assim? Simplesmente, não podemos.

É aí que Gentian vem para nos ensinar a não perdermos a motivação a cada pequena dificuldade ou obstáculo.

É o floral que desenvolve a fé na vida, a confiança inabalável de que podemos superar os obstáculos, de que temos forças e capacidade para vencer.

Tire um minuto para pensar em todas as vezes que se desanimou com um problema e que a qualidade do seu trabalho foi afetada por este desânimo.

Agora tire outro minuto para pensar em tudo o que poderia ter feito de mais e melhor se, ao invés de perder o desânimo, tivesse pensado: “ok, não era o que eu tinha planejado, mas vamos seguir em frente e resolver logo isso.”

Pois é, bem melhor, né?


Ainda há muito o que se falar sobre esse assunto...

Estes são exemplos de como os Florais de Bach podem ajudar a sua vida profissional, a ser mais produtivo, eficiente e realizado (sim, isso é possível!). Como dito antes, não são apenas estes essências florais que podem ser úteis com esta finalidade. Todos podem ser úteis, dependendo do que está bloqueando a sua eficiência. Também pode acontecer de a mesma pessoa precisar de diferentes florais em diferentes momentos da sua vida. O que torna necessária uma avaliação aprofundada da sua situação para que se escolham as essências corretas.

Associando Reiki aos Florais de Bach

Reiki e Florais de Bach são duas terapias energéticas que se combinam tão bem quanto arroz com feijão. Muitos praticantes têm aplicado ambos os métodos conjuntamente com grande sucesso e eficácia. O objetivo deste artigo é compartilhar minha experiência com esta maravilhosa combinação.

Geralmente, ao atendermos um cliente que venha em busca de um tratamento com Reiki, fazemos uma entrevista antes da primeira aplicação, visando conhecê-lo melhor, identificar a sua queixa e as suas expectativas relativas a todo o processo. Após esta entrevista, começamos a aplicação. Na semana seguinte, o processo é refeito, com uma entrevista de acompanhamento – para identificar possíveis melhoras (ou não) da sua queixa – e uma nova aplicação.

Este processo é excelente e muito eficaz. Entretanto, há um hiato – geralmente de uma semana – entre uma aplicação de Reiki e outra. O ideal seria que todos os dias a pessoa em tratamento tivesse uma forma de se equilibrar, a fim de maximizar os efeitos do tratamento. É aí que entram os Florais de Bach.

Após a primeira entrevista e aplicação, o terapeuta pode identificar as essências florais adequadas à situação que seu cliente está vivendo. Os florais são escolhidos levando-se em consideração, principalmente, seu momento de vida e como ele ou ela se sente em relação a ele (Com medo? Com raiva? Angustiado? Etc...). Em seguida, ao final da aplicação, o terapeuta pode fazer na hora um vidro com os florais e entregar ao seu cliente ou então anotar os nomes das essências escolhidas para que ele os encomende a uma farmácia de manipulação.

Desta forma, o tratamento que começou com o Reiki no consultório continua durante a semana na casa do cliente com os florais, gerando benefícios maiores, contínuos e mais profundos.

Para que a associação entre Reiki e Florais de Bach seja realmente bem-sucedida, os tratamentos devem ser harmônicos entre si. A forma ideal de fazer isso é utilizar-se as técnicas reikianas de tratamento mental/emocional para tratar os mesmos temas (ou temas relacionados ) para os quais os florais foram escolhidos. Assim, garante-se que o tratamento como um todo será bem focado, o que essencial para que gere os resultados esperados.

Há um método auxiliar para se identificar os florais que devem ser indicados ao cliente que passa por um tratamento de Reiki. Todo reikiano experiente sabe que, durante uma aplicação, sentimos sensações nas mãos (que podem variar do calor ao frio, formigamento, dor, “alfinetadas”, vibração etc) que nos indicam as áreas do corpo que necessitam da aplicação de energia. Esta é uma técnica chamada no Reiki Tradicional Japonês de byosen.

O byosen pode indicar não apenas que áreas do corpo físico necessitam de energia, mas também pode ajudar que o terapeuta receba insights das emoções e pensamentos (ao menos, da qualidade/tipo destes) do cliente. Isto não significa que o reikiano seja capaz de ler a sua mente. Na realidade, o que ocorre é a criação de um elo empático, em que o reikiano é capaz de obter um entendimento intuitivo da vida interior do seu atendido.

Este entendimento pode auxiliar – e em alguns casos, definir – quais Florais de Bach escolher para o cliente tomar entre uma aplicação de Reiki e outra. Na minha experiência, muitas vezes aconteceu de eu estar aplicando Reiki em alguém e surgirem na minha mente os nomes das essências que deveria usar. Posteriormente, ao comentar com o cliente sobre isso e explicar para que situações os florais escolhido por este método se destinam, todos sempre concordaram que eles refletem com precisão a maneira que se sentiam.

Resumidamente, esta é a forma como podemos associar estas duas terapias, com o objetivo de tratarmos de maneira eficaz bem busca a nossa ajuda terapêutica. Ou mesmo de fazermos o nosso auto-tratamento (se bem que, neste caso, precisamos ter uma honestidade conosco mesmos que nem sempre temos).

Acredito que haja outras formas de associá-las também. Uma idéia que me ocorreu ao escrever, mas que ainda não testei, seria dar ao atendido algumas gotas da combinação floral Rescue Remedy minutos antes da aplicação de Reiki. Teoricamente, esta fórmula floral já começaria o seu trabalho de reequilíbrio físico/energético/emocional/mental, deixando-o em um estado ideal para receber a aplicação e deixar que o Reiki aja mais rapidamente de forma profund

Sobre o autor: Gabriel Meissner é Mestre de Reiki e ministra cursos na cidade de São Paulo. É também terapeuta floral, autor de artigos sobre terapias holísticas e espiritualidade e pesquisador de tradições espirituais do ocidente e do oriente.

ALIMENTAÇÃO

Veja que interessante.... a partir de uma certa idade, temos quase todos esses sintomas, provocados pela falta dos alimentos aqui mencionados.
1. DIFICULDADE DE PERDER PESO
O QUE ESTÁ FALTANDO: Ácidos graxos essenciais e vitamina
AONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos.
2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
ONDE OBTER: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.
3. COMPULSÃO A DOCES
O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo
ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre,cenoura + suplementos..
4. CÃIMBRA, DOR DE CABEÇA
O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio
ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.
5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos
ONDE OBTER : coalhada, iogurte, missô, yakult e similares
6. MEMÓRIA RUIM
O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol
ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.
7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)
O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo
ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pera, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.
8.. CABELOS QUEBRADI�OS E UNHAS FRACAS
O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno
ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos
9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
O QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, e E e ferro
ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.
10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: Omega 3 e 6
ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite

Por que o sonhador está sempre olhando para cima e longe?


Por que o sonhador está sempre olhando para cima e longe?




Voce ja viu alguem sonhar de cabeça baixa, costas curvadas, olhando apra o chão enquanto sonha?

Provavelmente não.

A maioria esmagadora dos sonhadores olha para cima quando sonha.

Por outro lado, a mairia esmagadora dos deprimidos olha para baixo quando está deprimido.

Por que isso acontece?

O movimento dos olhos (para cima ou para baixo) está relacionado com a ativação de determinadas partes do cerebro, responsaveis pelas imagens, sensaçãoes fisicas e dialogo interno.

Ao olhar para cima, a parte do cerebro que trabalha com as imagens é que está sendo ativada. O sonhador está "vendo" as imagens do futuro.

Ao olhar para baixo, as partes do cerebro que trabalham com as sensações fisicas e dialogo interno são acionadas.

Um deprimido ao olhar para baixo estará ouvindo sua propria voz, dizendo coisas depreciativas ou desanimadoras sobre si mesmo. E tambem estará sentindo a fraqueza, falta de energia, etc. em seu corpo.

Por isso, quando querem tirar alguem do estado de desanimo ou de tristeza, as pessoas costumam usar expressões como: "levanta a cabeça!" ou "olhe para a frente", "endireite a coluna" etc. Ao mudar a postura e a direção do olhar, ocorre a desativação da parte do cerebro responsavel por aquele estado indesejavel.

Corpo e mente são partes de um mesmo sistema: a mudança em qualquer das partes afeta a outra.





Um otimo dia para você!!!

terça-feira, novembro 10, 2009

quarta-feira, novembro 04, 2009

PSORIASE

1.0. INTRODUÇÃO


Através da percepção de que nós, seres humanos, somos constituídos de energia, podemos compreender melhor novos conceitos de saúde e doença.

Para tanto, devemos nos basear no fato de que o arranjo molecular do nosso corpo físico é, na verdade, uma complexa rede de campos de energia entrelaçados (Delboni, 1988).

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele e articulações que pode se manifestar logo após o nascimento ou tardiamente no idoso, mas o mais comum é o início entre a 2ª e a 4ª décadas da vida (ABD, 2006). Possui elevada predileção pelo couro cabeludo e pelas superfícies de extensão de joelhos e cotovelos, mas qualquer área cutânea pode ser sede de lesões (Proença e Maia, 1995). Acomete igualmente homens e mulheres, sendo das dermatoses mais freqüentes na prática clínica. No Brasil não existem estudos sobre a sua prevalência (ABD, 2006).

É considerada como parte de um grupo de dermatoses em que o prognóstico, a evolução, os tipos de cuidados requeridos e a visibilidade da condição constituem fatores que afetam o comportamento do paciente e de seus familiares (Gon e cols., 2005)

O estado emocional dos pacientes com psoríase é um desafio para clínicos e especialistas, porque este estado reflete diretamente na evolução das lesões e na capacidade do paciente lidar positivamente com a doença e o tratamento.

Os Florais constituem um método alternativo de tratamento usado largamente na terapêutica de várias patologias em muitos países do mundo. São considerados como instrumentos de cura suaves, sutis, profundos, vibracionais, com uso reconhecido em mais de 50 países e aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1956 (Mantle, 1997). Embora o mecanismo de ação dos Florais ainda não tenha sido elucidado, eles vêm sendo indicados para o tratamento de várias doenças, como as neuropsiquiátricas com resultados positivos (Souza, 2006; Duarte Zamora, 2006).

Dr. Bach, médico alopata, depois homeopata especializado na pesquisa em bacteriologia no Hospital Homeopático de Londres, um dos maiores nomes da medicina Floral, concluiu que a origem de qualquer doença deve ser investigada no âmbito das manifestações emocionais prévias. Estes desvios emocionais são provavelmente o alvo de atuação dos florais (Souza, 2006 apud Leary, 1999).

EXEMPLO DE ALGUNS FLORAIS QUE AUXILAM NO TRATAMENTO:

Fórmula 1 - Para o aborrecimento ocasionado pela doença:
· Sistema Bach: Crab Apple + Oak;

Fórmula 2 - Para o desbloqueio do 4º Chacra:
· Sistema Bach: Agrimony + Centaury + Holly + Walnut + Wild Rose + Mustard + Willow;

Fórmula 3 - Para a auto-rejeição:
· Sistema Bach: Centaury + Pine + Rock Water + Crab Apple;

Fórmula 4 – Para trabalhar a auto-estima em relação ao corpo:
· Sistema Bach: Crab Apple + Holly;

Fórmula para a administração tópica:
Para o uso direto sobre as manchas e/ou lesões existem algumas fórmulas comerciais prontas o Rescue Remedy Cream(Clematis,Cherry Plum, Impatiens, Rock Rose e Star of Bethlehem) do sistema floral de Bach que ajuda a suavizar e recuperar a pele em casos de difícil cicatrização e escoriações.

FLORAIS E FIBROMIALGIA

Portadores da síndrome se beneficiam com o uso de terapias complementares que ajudam a diminuir o estresse.


Quando se fala em fibromialgia, a primeira coisa que vem a cabeça são os sintomas: dores pelo corpo, muitas vezes acompanhadas de fadiga crônica. Por outro lado, ainda não estão esclarecidos quais os mecanismos ou a causa que provocam essa síndrome.


1. Existem exames para o diagnóstico da fibromialgia?
Não existem exames laboratoriais para o diagnóstico da fibromialgia. O diagnóstico é clínico, quando se identifica os diferentes pontos de dor e a presença de quadros de depressão e ansiedade. Se a pessoa tiver problemas para dormir, mais um ponto a favor do diagnóstico positivo. Dormir pouco ou dormir mal ajuda a desenvolver o quadro de fibromialgia em momentos de grande estresse.



2. Quais os fatores físicos e emocionais que causam a doença?
Do ponto de vista clínico, não se sabe o que causa a síndrome da fibromialgia, mas o que se observa é que, normalmente, as pessoas que apresentam as dores estão passando ou passaram por um grande estresse ou trauma. Essa é uma questão tão marcante, que a maioria dos tratamentos tradicionais são feitos com antidepressivos.


3. Como os florais atuam no tratamento dessa síndrome? Quais são?
Há algum tempo, uma pesquisa revelou que quando uma pessoa passa por uma situação de rejeição profunda, a rejeição aciona no cérebro os mesmos dispositivos da dor. Florais são essências vibracionais e que atuam por freqüência no universo mental-emocional do indivíduo, buscando equilíbrio. No sistema das Essências Florais a composição fundamental para o tratamento da fibromialgia combina florais que focam os seguintes temas: rejeição , depressão , desestrutura interna , tensão muscular, medo , liberação de meridianos de energia, desapego/perdão,responsabilizar-se pela própria vida , para que o indivíduo não se perca em vitimismos e aprender com a dor . É preciso trabalhar um deixar ir, com consciência e poder pessoal.


4. Qual o tempo mínimo de uso dos florais nesse caso?
Ninguém desenvolve um quadro de fibromialgia por razões pequenas. Essa é uma síndrome que está relacionada a algo profundo e intenso no indivíduo, uma dor imensa na psique que transbordou para o corpo físico. Neste caso, eu recomendo que o floral seja usado por no mínimo seis meses.


5. O uso dos florais na fibromialgia pode ser associado a outros tratamentos?
Certamente. É interessante unir tratamentos como massagem, acupuntura e reiki, terapias complementares que buscam mais relaxamento e equilíbrio, além de terapia com um psicólogo. Nada impede que o floral seja usado juntamente com remédios alopatas, como os antidepressivos. É fundamental que o indivíduo comece a compreender essa dor e aprenda com ela. Olhar para as raízes da dor é olhar para si mesmo, e isso faz grande diferença em seu processo de cura da fibromialgia, ou pelo menos, diminuição das dores.





UM ABRAÇO FRATERNO!!!

segunda-feira, novembro 02, 2009

FLORAIS E ADOLECÊNCIA

ALGUNS EXEMPLOS DE FLORAIS PARA ADOLECÊNCIA:


BEECH- PARA INTOLERANTES COM HÁBITO DE JULGAR E CRITICAR. ENSINA ACEITA AS DIFERENÇAS E IMPERFEIÇÕES DOS OUTROS.

CLEMATIS- PARA AQUELES QUE PARECEM VIVER NO MUNDO DA LUA,DISTRAIDO E DESCONECTADOS DA REALIDADE.ENSINA A VOLTAR A REALIDADE E MELHORA A CONCENTRAR-SE NO PRESENTE

IMPATIENS- PARA IRRITAÇÃO,IMPACIENCIA,CRITICA E AGITAÇÃO.TRAZ CALMA E ENSINA E ALMA A AQUIETAR-SE.