
Em 1665, Isaac Newton observou a projeção da luz solar em um prisma e descobriu a presença de vários feixes de luz colorida, as sete cores básicas, o que ele chamou de "Espectro da Luz".
Esta decomposição da luz se dá porque cada cor possui um índice de refração diferente, produzindo efeitos diferentes.
Girando rapidamente o prisma, Newton percebeu a sensação de luz branca, notando que esta é, portanto, composta da reunião de todas as demais.
Como toda vibração é uma onda e a onda é uma vibração que se propaga, existe um número infinito de ondas vibrando o tempo todo à nossa volta, vindo de várias fontes, se cruzando, porém não se misturando, e mantendo suas características próprias.
Estas características produzem não só efeitos visuais diferentes, como também efeitos físicos, específicos para cada nuance.
A utilização de cores em nosso corpo, altera ou mantém as vibrações de cada região, numa frequência que resulta em harmonia natural e saúde.
Cada parte de nosso corpo, assim como cada doença ou desequilíbrio tem uma frequência específica de vibração, provocada por uma pressão química, térmica ou mecânica.
Aplicando-se a frequência de luz correta, faz-se com que o órgão ou o sistema em desarmonia retorne à sua frequência natural.
É a energia, resultante da projeção da cor correspondente, que faz com que este processo se realize.
A Cromoterapia não atua somente no corpo físico mas também constrói uma conexão entre o corpo mais denso e os mais sutis e os níveis superiores de consciência e crescimento espiritual.
A cor é uma ponte entre nosso interior e nosso exterior. As alterações de frequência causadas pelas emoções ou pensamentos, por exemplo, podem ser identificadas em modificações das cores de nossa aura (através da Foto Kirlian é possível se verificar estas alterações).
Nosso corpo é também como um cristal, que recebe a luz do Sol e reflete as sete cores do arco-íris de volta ao Universo através dos chakras.
A glândula pituitária é um prisma que quebra a luz (energia), refletindo-a e distribuindo-a a todo o corpo pelos chakras.
Os chakras são centros de energia gerados nas glândulas endócrinas e centros nervosos em nosso corpo. A palavra chakra vem do Sânscrito e significa "roda giratória" ou "vórtex de energia". Estes vórtexes espiralados de energia vital consistem de duas correntes elétricas. As energias tomam direção ascendente em nosso corpo, cruzando os chakras e fluem de cada um deles pelo corpo, retornando a eles através dos caminhos dos meridianos de acupuntura.
A nível físico, cada chakra está ligado: a um centro nervoso, a um dos sete sentidos e a uma das sete glândulas endócrinas. As sete cores e as sete notas musicais também vibram com os chakras.
Este corpo de luz etérica é como um mapa eletrônico que circunda nosso corpo físico. Sua função é receber e transmitir energia e informação diretamente a vários centros de energia em nosso corpo, que então irão ativar o fluxo energético através dos meridianos, de forma a estimular cada órgão e estrutura no corpo. Esta é a razão pela qual qualquer estado de adoecimento físico que estejamos sofrendo é refletido e visível em nosso campo aurico.
Exercício para equilíbrio dos chakras:
Visualização criativa: A visualização é um processo simples e natural que realizamos todos os dias. A visualização criativa é a arte de criar imagens mentais com o intuito de trazer vibrações positivas ao nosso corpo e à nossa mente, sejam elas através de cores, situações de sucesso, pensamentos de cura ou outras imagens. O cérebro reproduz imagens, não palavras, assim sendo, a visualização é uma técnica poderosa de aprendizado e mudança.
Criando uma imagem mental podemos movimentar a energia, pois os pensamentos influenciam diretamente as funções vitais, auxiliando nos processos de cura. Utilizando as cores, podemos direcionar vibrações de energia para nossos chakras e centros nervosos ou diretamente a uma parte do corpo que esteja necessitando de equilíbrio.
Para fazer este exercício, procure um lugar tranquilo, arejado, silencioso e deite-se de costas, procurando acalmar seus pensamentos, respirar lenta e pausadamente e relaxar cada uma das partes de seu corpo, desde os pés até a cabeça.
Faça isso calmamente, sem pressa. Inicie a visualização somente quando sentir que sua mente e seu corpo estão completamente relaxados. Se quizer, pode utilizar uma música bem suave.
Neste momento, imagine um raio de luz penetrando em seu corpo, pelo chakra que deseja harmonizar ou diretamente no órgão que necessita de equilíbrio.
A cor do raio de luz pode ser escolhida de acordo com a cor do chakra ou através de sua intuição. Sinta o raio de luz se acumulando no local a ser tratado, envolvendo todo o local e em seguida fluindo por todo o seu corpo, equilibrando todas as suas energias. Você pode imaginar outros raios de luz penetrando nos outros chakras ou órgãos que achar que necessitam de mais atenção.
Permaneça durante algum tempo sentindo estas energias circulando por todo o seu corpo.
Você pode ficar o tempo que achar necessário nesta visualização. Quando terminar, não levante imediatamente. Comece a sentir cada parte de seu corpo novamente, bem lentamente, da cabeça até os pés, abra os olhos, respire fundo, e retorne às suas atividades.
Chakra Básico: Sua cor é o vermelho e atua nos órgãos do sistema urinário e reprodutor e nas glândulas sexuais. Através deste chakra é possível também tratar doenças do sangue, fígado, bexiga, inflamações e hemorragias, entre outras. É afetado principalmente pelos sentimentos de insegurança, submissão e medo.
Chakra Esplênico: Sua cor é o laranja e atua nos rins, baço/pâncreas, fígado e glândulas supra-renais. Através deste chakra pode-se também tratar doenças da bexiga, distúrbios menstruais, febre, diarréia e diabetes. É afetado principalmente pelos sentimentos de medo, preocupação e raiva.
Chakra Solar: Sua cor é o amarelo e atua nos órgãos do sistema digestório, no sistema nervoso e simpático. Pode-se também tratar, por exemplo, doenças ligadas aos ossos e dores de cabeça. É afetado principalmente pelos sentimentos de medo e preocupação.
Chakra Cardíaco: Sua cor é o verde e atua nos órgãos e estruturas do sistema circulatório, como o coração, os nervos e os vasos sanguíneos. Está associado também ao timo e ao sistema imunológico. É afetado principalmente pelos sentimentos de euforia, egoísmo e pouca auto-estima.
Chakra Laríngeo: Sua cor é o azul e atua no sistema respiratório, cordas vocais e glândulas tireóide e paratireóide. Está associado à expressão verbal e realização pessoal e profissional. É afetado por sentimentos de tristeza, insatisfação e indecisão.
Chakra Frontal: Sua cor é o índigo e atua nos olhos, ouvido, nariz, sistema nervoso parassimpático e glândula pituitária. Está associado às idéias, intuição e inspiração. É afetado por sentimentos de desinteresse pela vida, obsessão e confusão mental.
Chakra Coronário: Sua cor é o violeta e atua no córtex cerebral e glândula pineal. Está associado à espiritualidade e à harmonia mental, física e espiritual. É afetado pelos sentimentos negativos em geral.