Lidar com as emoções não é nenhuma tarefa fácil. Sentimentos como mágoa, ciúme, ansiedade e tristeza, quando mal administrados, podem acarretar graves problemas à saúde. Isso porque o bem-estar físico está diretamente relacionado com o controle das emoções. “Sentimentos que foram persistentemente reprimidos podem emergir primeiro como conflitos mentais e, depois, como uma doença física”. Devido a isso, os tratamentos à base de florais de Bach têm garantido cada vez mais espaço na busca por uma vida mais saudável, já que esse tipo de terapia atua tanto sob o bem-estar mental quanto o físico.
Os florais
Os florais foram descobertos em 1930, pelo doutor Edward Bach. Ao todo, são 38 essências, cada uma destinada a um estado mental específico. Essas essências são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios, com o intuito de harmonizar a pessoa no meio em que ela vive. “O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior”.
Os florais agem de acordo com a teoria da relatividade de Einstein, na qual se afirma que a massa é igual a energia condensada. “Nosso organismo é massa, portanto, energia condensada composta de células que são formadas por prótons, nêutrons e elétrons. Ou seja, nosso corpo, pela sua própria composição, é capaz de emitir e captar energia. As flores são massa, portanto, também possuem células que, por sua vez, são compostas de prótons, nêutrons e elétrons. Quando a energia de um floral entra em contato com a energia de nosso organismo, existe a mudança de composição que vai ajudando na melhora dos sintomas e, conseqüentemente, ajudando a perceber o que se deve mudar para se ter uma vida melhor.
Coadjuvante
Antes de iniciar um tratamento com os florais, é preciso ter em mente que a terapia é apenas um auxiliar dos procedimentos médicos. “Doenças com fundo emocional podem ser tratadas com essências florais sempre em conjunto com o tratamento médico; a terapia floral trabalhará o emocional do paciente e o médico cuidará do seu corpo. A terapia floral não substitui tratamentos médicos ou veterinários,mais da suporte emocinal,ajudando a medicina convencional com resultados mais rapidos.
Tratamentos
Cada pessoa recebe um tratamento específico – de acordo com o problema – com os florais de Bach, que pode ser realizado com diversas essências ao mesmo tempo. Conheça alguns problemas que podem ser tratados com os florais:
• Casos de emergência:
Após acidente, surto, aborto, estupro, antes de cirurgias, etc.
• Situações extremas:
Depressão profunda, tentativa de suicídio, compulsão por álcool ou drogas, síndrome do pânico.
• Fases de mudança:
Desmame, controle de esfíncter, início de educação escolar, puberdade, adolescência, começo de carreira, casamento, gravidez, nova residência, novo emprego, divórcio, menopausa, aposentadoria, morte de pessoas queridas ou doença terminal.
• Situações de desequilíbrio:
Ansiedade, nervosismo, insônia, impaciência, depressão, medo, tristeza, raiva, ódio, ciúme, culpa, desconfiança, agressividade, mágoa, ressentimento, preocupação, entre outros.
• Relacionamentos:
Agressividade, falta de amor, dificuldade de se relacionar, dificuldade de confrontar relacionamentos abusivos e viciados, falta de calor sexual, dificuldade de se libertar de relacionamentos que já acabaram (esquecer ou perdoar), etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário